A importância de um bom relacionamento interpessoal
Defende-se a tese de que a valorização das pessoas que estão inseridas na organização se dá quando sua administração consegue gerar e manter a motivação no ambiente de trabalho, desenvolvendo a habilidade da comunicação e a auto-estima. Isto porque qualquer organização é composta de pessoas e, ainda que pareça óbvio ou simplista, o relacionamento interpessoal e social é permeado pela diversidade dos seres humanos com suas características individuais, cada qual com com seus sentimentos, desejos e receios.
Esta valorização deve ser praticada pelos líderes, independente do seu cargo dentro da organização, pois líderes são aqueles que conseguem influenciar equipes através do seu estilo de atuação, obtendo não só um bom desempenho, mas também o comprometimento.
A valorização em questão pode acontecer facilmente com a realização de reuniões, com a prática do saber ouvir e compartilhar idéias, com a transparência no estabelecimento de metas e acompanhamento das mesmas.
Os principais conflitos surgem quando uma equipe é composta por pessoas que possuem estilos e necessidades diferentes, ai sim o líder tem que ter habilidade para conhecer individualmente quem faz parte deste grupo e proporcionar conversas e estímulos individuais, a fim de obter um bom resultado final.
Temos que levar em consideração também as variáveis da própria organização, em que estão inclusos o clima, a cultura e as normas da empresa.
Mas sobretudo a solidariedade quando exercida pelo alto nível da Direção influenciará positivamente na produtividade dos grupos, refletindo no bom relacionamento interpessoal.
Havendo dificuldade, seja por parte do líder ou do liderado, nada como a observação atenta do convívio social e as experiências compartilhadas dentro da empresa para indicarem a necessidade de melhorar as relações internas da organização.
Algumas dicas:
* Saber ouvir, ou seja, receber a mensagem e interpretá-la adequadamente. E o mais importante: ouvir sem preconceito o outro e não ouvir apenas o que se quer ouvir.
* Saber transmitir, falar, sinalizar a mensagem para que ela seja adequadamente interpretada por quem a recebe.
* Saber a hora certa de elogiar, dar um feed back construtivo e avaliar a performance individual e grupal.
* Estar disponível para desenvolver pontos fracos e fortalecer os pontos fortes estimulando ao crescimento.
O trabalho do Administrador-líder é, mais do que nunca, uma prática social, uma capacidade de viver junto e em harmonia, além de cooperar com todos os atuantes da empresa.
terça-feira, 1 de junho de 2010
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